Política
30/09/2022 12:10

Eleições 2022/FGV/Teixeira: Debate de 'jogo de soma zero', incógnita é impacto de Padre Kelmon


Ana Paula Grabois

São Paulo, 30/09/2022 - O cientista político Marco Antônio Teixeira, da Fundação Getulio Vargas (FGV), classificou o debate entre os presidenciáveis ontem na TV Globo como um “jogo de soma zero”. “Em que pese a audiência elevada, por mais que o debate tenha chamado a atenção, não sei se mudou o quadro levando em conta o porcentual de votos decididos. Pode ter afetado quem está indeciso. Ninguém trouxe bala de prata. Foi muito mais ataque e defesa do que debate”, afirmou.

Entre os indecisos, ele avalia ser muito difícil saber para qual lado foi este grupo. “Não teve nada do ponto de vista de conteúdo que estabelecesse uma grande diferença entre um e outro”, completou.

A falta de temas no debate que pudessem mexer na decisão do eleitor ficou clara com o que está sendo falado nesta sexta-feira, diz o cientista político. “O que está se discutindo hoje é o padre e a tirada de chamá-lo de padre de festa junina. Tem que ver como vão avaliar o padre. Todo mundo sabe que ele não é padre, que está no lugar do Roberto Jefferson e que foi para auxiliar o Bolsonaro. Se o público tem essa visão, não sei, não sei qual impacto ele terá. Lula caiu na armadilha dele e perdeu a linha. O bolsonarismo vai usar esse vídeo a torto e a direito agora”, disse Teixeira.

Durante o debate, o candidato Padre Kelmon (PTB) atacou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se irritou, e entrou em polêmicas com Soraya Thronicke (União Brasil), que o acusou de ser “padre de festa junina”.

Contato: ana.grabois@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso