Política
29/09/2022 18:54

Eleições 2022: Neri Geller diz vai recorrer da decisão do TSE e que candidatura está mantida


Por Isadora Duarte

São Paulo, 29/09/2022 - O deputado federal e candidato ao Senado por Mato Grosso, Neri Geller (PP), disse que vai recorrer da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que negou nesta quinta-feira o registro de sua candidatura. "Entrarei com recurso ainda hoje no Supremo Tribunal Federal (STF). Minha candidatura está mantida porque tenho certeza da inocência no processo. Vou disputar a eleição", disse o deputado ao Broadcast Político. Geller, que foi ministro da Agricultura no governo Dilma e também é vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), é um dos principais articuladores da chapa Lula/Alckmin em Mato Grosso.

Em agosto, o TSE cassou o mandato do deputado do deputado por abuso de poder econômico na eleição de 2018 e o tornou inelegível por 8 anos. Em setembro, o Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT) aceitou o registro de Geller. O Ministério Público Eleitoral (MPE), que já havia pedido a impugnação do candidato, entrou com recurso no TSE para questionar o registro.

Geller alega que o motivo do imbróglio são dois depósitos feitos na sua conta, sobre os quais o MPE pediu quebra de sigilo, sendo um feito pela Bunge e outro pela Seara Alimentos por contrato de venda antecipada de soja e milho. "O que ocorreu não tem fundamento. Fui cassado e estão me tornando inelegível porque sou produtor rural. Não tenho dúvida que foi perseguição política, na hora que pendi ao lado de Lula eles começaram a se movimentar. O Judiciário foi induzido ao erro porque não devo nada", argumentou.

Contato: isadora.duarte@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso