Política
30/09/2022 09:00

Eleições 2022: Com presença de Lula, PT espera arrancada final de candidatos na BA e no CE


Por Bruno Luiz

Salvador, 29/09/2022 - Em trajetória de alta nas pesquisas de intenção de voto, os candidatos do PT na Bahia e no Ceará avaliam que a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em agendas nos Estados nesta sexta-feira (30) pode mudar o cenário eleitoral às vésperas do primeiro turno.

A campanha de Jerônimo Rodrigues (PT) aposta que a vinda do petista pode dar os votos necessários para que a sigla vença a disputa na Bahia em primeiro turno ou leve a corrida para o segundo turno contra ACM Neto (União Brasil), que lidera as pesquisas.

“Pelos números de pesquisa, você tem um pequeno percentual de indecisos e a associação de Jerônimo a Lula, como nós não atingimos o limite dessa conjunção, a presença pode agregar o que as pesquisas estão dizendo que é um percentual pequeno para levar ao caminho da vitória”, afirma Everaldo Anunciação, coordenador da campanha de Jerônimo ao Broadcast Político.

Em Salvador, Lula fará uma caminhada a partir das 12h. O evento começa no Largo de Roma e vai até a Colina Sagrada, no bairro do Bonfim, um dos símbolos do sincretismo religioso na Bahia.

O deputado federal José Guimarães (PT) também acredita que a presença de Lula pode consolidar a ida do candidato Elmano Freitas (PT) para o segundo turno. “É uma eleição em que o Elmano cresceu e pode ser que a vinda do Lula alavanque ainda mais a candidatura, e ela chegue bem na frente no segundo turno”, diz o parlamentar.

O ex-presidente estará em Fortaleza por volta das 16h, onde também fará uma caminhada que começa na Praça da Bandeira, passa pelo Centro e termina na Praça do Ferreira Sete.

Elmano e Jerônimo têm trajetórias parecidas na disputa estadual. Desconhecidos do eleitorado e lançados na corrida próximos ao início da campanha, cresceram nas pesquisas ao investirem na associação com Lula, que ultrapassa os 60% das intenções de voto em ambos os Estados.

Pesquisa Ipec divulgada no dia 23 de setembro mostra que Jerônimo cresceu 19 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, de agosto, e chegou a 32%. Por outro lado, ACM Neto perdeu nove pontos percentuais e tem 47%.

Levantamento do Ipec publicado no dia 22 mostra Elmano, que iniciou a disputa em terceiro lugar, na liderança da corrida estadual, com 30% dos votos. Ele está numericamente à frente, mas em situação de empate técnico com Capitão Wagner (União Brasil), que tem 29%.

As campanhas avaliam, no entanto, que ainda há espaço para o crescimento de Jerônimo e Elmano, se considerar que os percentuais de ambos estão distantes dos registrados por Lula nos Estados. Com a presença do ex-presidente amanhã, eles esperam intensificar a transferência de votos.

Contato: brunol.santos@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso