Política
29/09/2022 23:45

Debate: 'Me dê uma fonte', diz Lula após d’Avila citar números de corrupção nos governos do PT


Por Giordanna Neves, Eduardo Gayer, Iander Porcella e Matheus de Souza

São Paulo e Brasília, 29/09/2022 - No segundo bloco do debate presidencial da TV Globo, Luiz Felipe d’Avila (Novo) voltou a abordar os casos de corrupção nos governos do PT que, segundo ele, afetaram saúde, educação e, inclusive, as cotas raciais, que foi a temática sorteada. O candidato questionou se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se eleito, “vai governar o País como chefe de governo que sabia dos R$ 120 bilhões desviados ou alguém incompetente que não sabia?”.

O candidato do Novo também enfatizou que o petista “deve pedir desculpas ao povo brasileiro pelo roubo e assalto que foi seu governo”.

Em resposta, Lula pediu a d’Avila “a fonte” dos dados citados. “De vez em quando as pessoas que vêm aqui falam com facilidade de número sem nenhuma experiência concreta de saber como funciona a máquina pública”, afirmou. No bloco anterior, a temática de suspeitas de corrupção nos governos do PT também foi abordada pelos presidenciáveis.

O ex-presidente voltou a citar êxitos nos programas sociais adotados nas suas gestões, inclusive o ingresso de pessoas de baixa renda nas universidades. “A Lei de Cotas é o pagamento de uma dívida de 350 anos de escravidão”, afirmou.

Em crítica a d’Avila, que defende pautas liberais e enxugamento da máquina pública, Lula disse que “o problema de pessoas como você que querem entrar na política e aparecem como pessoas que vão salvar o mundo nunca deram certo nesse País”.

“Você está diante de uma pessoa, um presidente que mais teve preocupação com a inclusão social no País. É por isso que vou voltar”, emendou.

Contatos: giordanna.neves@estadao.com; eduardo.gayer@estadao.com; iander.porcella@estadao.com; matheus.silva@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso