Política
17/04/2024 12:25

Alckmin, sobre harmonia do governo com Legislativo: sempre tem, ela é agitada, mas tem


Por Fernanda Trisotto

Brasília, 17/04/2024 - O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou nesta manhã que o governo mantém uma relação harmônica com o Legislativo, ainda que tenha períodos de agitação, o que considera normal para a política. Ele participou da abertura da conferência internacional '50 Anos da Relação Brasil-China: Cooperação para um Mundo Sustentável', e foi questionado sobre as relações entre Executivo e Congresso, principalmente após as declarações do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sobre o ministro Alexandre Padilha, responsável pela articulação política do governo.

“Aprendi com Montesquieu a tripartição clássica dos Poderes. Os Poderes são independentes, mas devem ser harmônicos”, disse, antes de definir o papel de cada esfera de poder. Questionado sobre harmonia com o Legislativo, Alckmin seguiu: “Sempre tem. Ela é agitada, mas tem”.

O presidente em exercício destacou o diálogo e o debate em busca de melhores soluções. “O governo do presidente Lula é o governo do diálogo, do diálogo. Quero celebrar o bom trabalho conjunto que foi a reforma tributária. Ninguém imaginava num primeiro ano de governo você aprovar uma reforma do significado que tem para a economia brasileira, e portanto social, fruto do diálogo. Então, ninguém precisa pensar igual, mas é importante trabalhar junto pelo Brasil”, disse.

Em relação ao diálogo com o Congresso, Alckmin destacou que vem mantendo contato próximo com os relatores de propostas que são importantes para o governo e para o Ministério do o Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que comanda, como a proposta para o combustível do futuro e depreciação acelerada. “Acho que está caminhando bem. São projetos importantes para o País, melhorando a questão regulatória”, disse.

Contato: fernanda.trisotto@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso