Releases
30/08/2018 17:27

Jovens apresentam soluções para desafios do setor agropecuário brasileiro, reporta Flavio Maluf


(DINO - 30 ago, 2018) - No final de semana dos dias 4 e 5 de agosto, 60 jovens de todo o Brasil enfrentaram o desafio de pensar em iniciativas inovadoras que poderão ser implementadas para que a agropecuária brasileira siga avançando. A ocasião trata-se da Edição Especial do Programa CNA Jovem, ressalta o presidente das empresas Eucatex, o empresário e executivo Flavio Maluf. O evento, que aconteceu em Brasília, foi uma maratona de inovação para a geração de ideias.

O CNA Jovem é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) desde 2014. A ideia é desenvolver novas lideranças para o campo e para o país. Na edição especial do programa, os jovens ? egressos das duas edições nacionais do projeto (uma em 2014 e a outra em 2016) ? foram instigados a propor soluções para alguns desafios prioritários do setor agropecuário brasileiro definidos pelas duas instituições.

"O intuito do encontro de trabalho é fazer com que eles compartilhem um pouco das experiências e capilaridade que eles têm em todo o país para resolver questões da agropecuária", explicou a Diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Andréa Barbosa.

Entre os aspectos elencados pela CNA e pelo Senar estava a busca por alternativas para que o Sistema CNA atue positivamente em prol da segurança jurídica. Nesse sentido, Flavio Maluf salienta que a sugestão dos jovens participantes da maratona foi o desenvolvimento de um aplicativo para facilitar o acesso à legislação.

"Entendemos que a ferramenta permitirá que o produtor entenda de uma maneira mais objetiva quais as barreiras do ordenamento jurídico brasileiro, que não se restringe apenas ao setor agropecuário, mas afeta toda a sociedade brasileira", ponderou o representante de Santa Catarina, Edson Colombo.

Já em relação ao do desafio de garantir a sustentabilidade econômica da propriedade, os jovens ressaltaram a importância do desenvolvimento de ações voltadas para a captação de recursos financeiros, bem como de promover a legalidade da gestão. "Além disso, uma das soluções é a criação de um banco de dados de parâmetro mercadológico de indicadores comparativo de gestão", pontuou o representante da Bahia, David Schimdt.

Em pauta esteve, também, o acesso às novas tecnologias, reporta Flavio Maluf. De acordo com a jovem representante do Rio Grande do Norte, Izaura Recy, "mensurar a aplicabilidade dos conhecimentos obtidos nos cursos do Senar é uma das soluções apresentadas para manter a propriedade atualizada em relação a novas tecnologias".

A otimização da relação entre os produtores rurais e a indústria foi outro dos desafios apresentados no evento. Para outro representante de Santa Catarina, Diogo Shcotten, a união entre os representantes desses elos é essencial no setor. "O produtor rural precisa da indústria para vender seu produto como a indústria precisa da entidade rural para comercializar. A necessidade é mútua", reforçou.

Flavio Maluf acrescenta que, ainda entre os desafios lançados pela CNA e pelo Senar, esteve o diálogo aberto entre os produtores rurais e a sociedade para reposicionamento do setor agropecuário. Segundo a jovem representante de Mato Grosso do Sul, Stéphanie Ferreira Vicente, o setor agropecuário é um dos pilares da economia brasileira e é necessário informar melhor a sociedade sobre ele, bem como sobre todos os benefícios gerados por ele.

Para o representante do Amazonas, Jean Mendes, o objetivo das propostas levantadas pelos grupos como resposta aos desafios das entidades é deixar para a CNA sementes para novos projetos. "É bom saber que nós, como jovens líderes, podemos estar engajados dentro desse processo de desenvolvimento do agro realizando junto com o Sistema aquilo que mais esperamos que é ver o segmento crescer", avaliou.

Segundo o que divulgou o portal do Senar, no dia 6 de agosto, "as soluções propostas durante a Oficina de Inovação do CNA Jovem Edição Especial serão apresentadas aos sindicatos rurais, produtores rurais e representantes das Federações de Agricultura que participaram da etapa de levantamento de informações em campo para que verifiquem se as inovações atendem aos desafios que enfrentam no campo".

O Programa CNA na visão dos jovens

Jeremias Nery e Rodrigo de Souza Guimarães ? ambos do estado do Amazonas ? também participaram do evento e falaram sobre experiência de integrar o Programa e presenciar a maratona no final de semana de agosto:

Nery reforçou que o Programa CNA Jovem é uma experiência transformadora na busca de soluções para um Brasil rural mais justo e sustentável. "Representando o Sistema do meu Estado (FAEA/SENAR-AM/FUNDEPEC-AM) vivenciei uma das experiências mais transformadoras de minha vida, que foi de ter a missão de em conjunto, de forma coesa, criativa e inovadora, encontrar uma solução viável para que nossos produtores e seus sucessores tenham uma participação mais ativa na política, quer seja na esfera municipal, estadual ou federal, fazendo valer de fato sua liderança na esfera desses três poderes, com compromisso pleno com o setor, compromisso com o Brasil", acrescentou ele sobre o CNA Jovem e a iniciativa de agosto.

Já para Rodrigo de Souza Guimarães (32), a Edição Especial do Programa ensinou uma nova metodologia para buscar inovação, destaca o empresário Flavio Maluf. "Estamos voltando para o Amazonas com o sentimento fortalecido de que nós (jovens) somos importantes para o setor e, pela inovação, podemos ter a chave para solucionar problemas e atender demandas do nosso segmento", concluiu o jovem amazonense.

Website: http://flaviomalufoficial.com/

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso