Política
30/09/2022 13:32

Eleições 2022: Bolsonaro faz motociata no sul de Minas a dois dias do primeiro turno


Por Iander Porcella

Brasília, 30/09/2022 - O presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniu apoiadores em uma motociata nesta sexta-feira, 30, em Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais. A dois dias do primeiro turno e após o encerramento da propaganda na TV, o candidato à reeleição aposta na mobilização de seu eleitorado mais fiel para tentar evitar uma derrota neste domingo, 2, já que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém chance de vencer no primeiro turno.

Bolsonaro transmitiu em suas redes sociais alguns momentos da motociata, com militantes vestidos de camisa da Seleção Brasileira e carregando bandeiras do Brasil. Em seu último programa no horário eleitoral gratuito antes do primeiro turno, o chefe do Executivo pediu uma “onda verde e amarela” nas urnas. “A partir de agora, vista o verde e o amarelo, pegue a nossa bandeira e vamos para as ruas todos juntos, com uma vontade enorme de seguir a nossa liberdade, a nossa fé”, dizia a peça publicitária.

Nos últimos dias, Bolsonaro tem pregado contra o voto útil, estratégia adotada pela campanha de Lula para tentar “liquidar a fatura” no primeiro turno. Em transmissão ao vivo nas redes sociais nesta semana, o presidente disse que os eleitores devem votar neste domingo em seu candidato favorito. O cenário ideal para o chefe do Executivo é que as candidaturas de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) não desidratem na reta final, o que poderia ajudar o petista.

A ida a Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do País, faz parte da estratégia montada pela campanha à reeleição. O QG bolsonarista também preparou agendas em São Paulo, que reúne o maior número de eleitores, e Bolsonaro esteve ontem no Rio de Janeiro, mas para participar do debate da TV Globo.

Na manhã deste sábado, 1º, o presidente vai à capital paulista para participar de uma motociata com o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, seu candidato ao governo do Estado, e o ex-titular da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes, que concorre a uma vaga no Senado.

Ao contrário do que orientou a campanha, contudo, Bolsonaro deve encerrar o dia anterior à votação em Santa Catarina, na cidade de Joinville. O chefe do Executivo quer alavancar as candidaturas de dois aliados: o senador Jorginho Mello (PL), que concorre ao governo do Estado, e o ex-secretário da Pesca Jorge Seif Jr. (PL), que disputa um assento no Senado.

Contato: iander.porcella@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso